
Tipos de açúcar: Conheça as diferenças
São muitas as opções de açúcar no mercado e muitas vezes o consumidor fica na dúvida sobre qual escolher para beneficiar sua saúde. Nesse post vamos explicar o que há de diferente entre os tipos de açúcar e você poderá descobrir qual o mais adequado para um consumo saudável.
O que é açúcar?
Açúcar é o termo utilizado para um tipo de carboidrato cristalizado comestível. Sua principal característica é o sabor adocicado. O açúcar está presente em diversos compostos orgânicos em variadas formas. Por exemplo, o açúcar presente nas frutas é a frutose, no leite a lactose e na cana-de-açúcar a sacarose.
Cada tipo de açúcar passa por um processo de fabricação diferente e é esse processo que o torna mais ou menos saudável. É nesse processo de fabricação que os nutrientes e propriedades são alterados.
– Açúcar Demerara
Ao contrário de alguns outros tipos, o açúcar demerara não passa pelo refinamento ou clarificação, por isso seus nutrientes são conservados. Nutrientes como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, B2 e B6 da cana-de-açúcar são conservados pela proteção de uma película de mel em volta dos cristais.
O açúcar demerara não possui aditivos químicos na composição, seus grãos são maiores, granulados e com tonalidade que varia de amarelo a marrom.
Qual a diferença entre açúcar Mascavo e Demerara?
A cor é o que mais leva as pessoas a confundirem o açúcar Demerara com o Mascavo. Eles contém propriedades muito parecidas e benéficas, não passam por refinamento, ou seja, são a forma mais pura do açúcar.
Por que a cor é escura?
A regra é que quanto mais escuro for o açúcar, mais saudável ele será, pois significa que está mais próximo do melaço bruto. O açúcar cristal e refinado por exemplo, tem tonalidade clara porque passaram por refinamento e clarificação, processos que retiram os nutrientes presente, além de receberem aditivos químicos mais prejudiciais ao corpo.
A dosagem é igual a dos açúcares comuns?
Os grãos dos açúcares escuros tem espessura maior, por isso diluem por completo com um pouco mais de demora que os brancos. Por não aguardar o açúcar mascavo ou demerara diluir por completo muita gente acaba utilizando uma dose maior que a recomendada.
– Refinado
Esse é o tipo mais comum no supermercado. Um dos aditivos utilizados no açúcar refinado é o enxofre que deixa o produto com cor clara e uniforme.
Qualquer açúcar consumido em exagero pode causar problemas de saúde, por isso o consumo deve ser sempre consciente e moderado.
– Açúcar Cristal
O açúcar cristal tem grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado. Ele é um pouco mais difícil de ser diluído.


