
Alimentos orgânicos: o que são e quais os benefícios à saúde
A alimentação sempre foi pauta de discussão entre profissionais da área. Os alimentos orgânicos estão se tornando estrelas dessas discussões por conta dos seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente.
Os alimentos orgânicos são o produto final de uma agricultura orgânica, que é uma maneira de produção que evita o uso de fertilizantes artificiais e de pesticidas.
Para te explicar mais um pouco sobre esses alimentos, trouxemos algumas informações que podem ser úteis, vamos lá.
Vida sedentária
A falta de tempo, a rotina apressada ou a falta de vontade são motivos para não seguir uma vida saudável. E a oferta de um dia-a-dia atribulado é maior. A pressa em comer fast food, o trânsito acelerado. São fatores comuns, mas que levam ao sedentarismo.
Não ter uma alimentação saudável pode levar o indivíduo a ter complicações no futuro. Colesterol, obesidade, diabetes, câncer, hipertensão entre outros problemas de saúde.
Orgânicos x não orgânicos
De maneira oposta aos alimentos convencionais, os produtos orgânicos usam técnicas específicas, que respeitam o meio ambiente durante todo o processo de produção. Visando a qualidade do alimento.
Não são usados agrotóxicos ou outros tipos de adubo que possam causar dano a quem consumir o alimento. Os alimentos orgânicos são obtidos de maneira natural, sendo muito mais saudáveis, nutritivos e saborosos.
Benefícios dos alimentos orgânicos
- Os alimentos são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos que possam prejudicar a saúde do consumidor;
- Tem uma concentração de alimentos que chega a ser 20 vezes maior que os alimentos, considerados comuns;
- A sua produção não prejudica o meio ambiente, não contamina o solo, água ou vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social;
- Valorização da mão de obra;
Exemplos de alimentos saudáveis
- Frutas: abacate, maçã, acerola, banana, guaraná, jabuticaba;
- Verduras: acelga, brócolis, rúcula, salsa, hortelã;
- Legumes; feijão, gengibre, mandioca, quiabo, soja;
- Cereais: arroz, milho, trigo, aveia, centeio, sorgo, cevada;
- Carnes: peixes, aves, bovinos, suínos
- Ovos
A nossa alimentação vem sendo alvo de grande discussão, com a liberação dos agrotóxicos, encontrar um alimento orgânico está virando um desafio.
Por conta disso, investir em alimentos orgânicos se tornou algo complicado, o custo aumentou, e a procura também. Por apresentar esse alto preço, os alimentos orgânicos começaram a ser segmentados a um determinado público. A falta de conhecimento dos benefícios desses alimentos orgânicos também se tornam um empecilho na produção dos mesmos.
Investir em alimentação saudável é mais do que tendência. É pensar em um futuro mais estável. É investir no que está com você o tempo todo, o seu corpo.
A VittaCroc possui uma variedade de produtos naturais. Por que não dar uma oportunidade a uma nova alimentação?