
Como inserir o gergelim na alimentação
O gergelim é um grão milenar utilizado em diversos pratos.
Mas, o que muitos não sabem é que esse grão é um aliado enorme para o funcionamento do corpo humano. Rico em vitaminas, fibras e minerais, o grão está cada vez mais ganhando espaço nas alimentações saudáveis.
Por auxiliar nas mais diversas doenças, o gergelim é rico em gorduras boas, chamadas de monoinsaturadas, que auxiliam a diminuição do colesterol ruim e a aumento do colesterol bom.
Poderosa fonte de nutrientes, o gergelim é rico em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fibras, magnésio, fósforo e proteínas, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, combater a anemia, além de controlar de controlar a diabetes.
Outra favorecer a saúde da pele, fortalecem os ossos e músculos, auxiliam no e ainda ajudam no emagrecimento.
O grão auxilia no emagrecimento, pois contém nutrientes que são capazes de queimar a gordura abdominal. Isso é possível por conta da fibra encontrada na casca, que aumenta o tempo de digestão e a sensação de saciedade no corpo.
A semente também pode ser consumida por trituração e colocada em sucos, pães e saladas. O alimento é extremamente versátil e benéfico para o metabolismo humano.
Para te ajudar a inserir o Gergelim na sua alimentação, separamos receitas com a semente para que você possa aproveitar todas as funcionalidades dele.
Torradinhas de Gergelim
Fonte: http://figosefunghis.com.br
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo branca
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
- 2/3 de copo americano de azeite extravirgem
- 1 copo americano de água
- 2 xícaras de chá de gergelim Gergelim Integral VittaCroc
- 1 colher de chá rasa de sal
Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes, com exceção da água numa tigela e mexa com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
Acrescente a água aos poucos e continue mexendo com as pontas dos dedos e depois trabalhando a massa com as mãos até que fique mais consistente.
Sove um pouquinho a massa para ficar homogênea e lisa.
Se precisar de mais farinha para desgrudar a massa dos dedos polvilhe aos poucos (talvez não precise) até desgrudar das mãos.
Deixe descansar por 30 minutos e após este tempo abra a massa bem fininha como um papel sobre uma superfície enfarinhada.
Passe a massa bem fina para uma assadeira antiaderente e com a ajuda de uma carretilha ou cortador de pizza risque a massa em quadradinhos que serão quebrados depois de assados. Tome cuidado para não cortar, é só para riscar.
Asse em forno pré-aquecido em temperatura baixa durante 20 minutos, e vire a massa de lado algumas vezes para assar dos dois lados por igual, até ficarem douradinhos e crocantes.
Acompanhe o processo de assar as torradinhas pois as vezes as bordas podem dar uma tostadinha antes do restante da massa, e então você terá que ir tirando as bordinhas que tostam antes. Assim que toda a massa estiver bem douradinha você retira do forno e quebra em quadradinhos.
Sunomono, salada de pepino agridoce
Fonte: http://blog.veganana.com.br
Ingredientes
- 1 pepino japonês grande cortado em fatias bem finas
- 1 colher de sopa de sal marinho ou himalaia
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa de açúcar (não use refinado)
- 2 colheres de sopa de gergelim Gergelim Integral VittaCroc (tostado)
- óleo de gergelim para finalizar (opcional)
- sal e pimenta do reino a gosto.
Prepare todos os ingredientes que vai utilizar. Lave bem e seque o pepino.
Modo de preparo: Comece tostando as sementes de gergelim rapidamente na frigideira para deixar esfriar até o momento de servir a salada.
Prepare o molho agridoce para que o mesmo esteja frio quando for utilizado para temperar os pepinos. Em uma panelinha pequena coloque o açúcar. Misture o vinagre e ligue o fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta com o calor do fogo e se misture ao vinagre.
O molho estará pronto quando todo o açúcar tiver dissolvido. Desligue o fogo e remova o molho da panela colocando em um recipiente aberto para esfriar enquanto prepara o restante da receita.
Corte os pepinos em lâminas bem finas em um prato fundo grande o suficiente para a quantidade de pepinos que você vai fazer.
Coloque o sal e misture bem aos pepinos. Os pepinos vão desidratar liberando muita água.
Disponha as fatias de pepino em um escorredor grande, coloque um prato embaixo para escorrer o líquido e deixe descansar por 15 minutos.
Passado o tempo, enxague os pepinos em água corrente para retirar o excesso de sal e esprema bem com as mãos para retirar todo o excesso de água que ainda sobrou. Seque com um papel toalha para deixar os pepinos mais sequinhos antes de colocar os temperos.
Coloque os pepinos em uma saladeira grande e funda, adicione o molho de vinagre e se desejar coloque umas gotinhas de óleo de gergelim. Isto é opcional, use se quiser. Finalize a salada com o gergelim que foi previamente tostado. Se quiser utilizar pimenta do reino, coloque no final. Sirva em seguida.
Pão de queijo com gergelim
Fonte: http://www.andreaquitutes.com
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de polvilho doce;
- 2 xícaras (chá) de queijo curado ralado (usei o queijo minas);
- 1/2 xícara (chá) de óleo de girassol;
- 2 colheres (sopa) de gergelim preto ou branco;
- 2 ovos;
- aproximadamente 1/2 xícara (chá) de leite;
- sal a gosto (se o queijo for salgado não precisa colocar sal);
Modo de preparo: Em uma tigela, coloque o polvilho, o queijo, o óleo, o gergelim e o sal. Misture bem.
Acrescente os ovos, amasse e coloque o leite aos poucos até ficar uma massa lisa que não grude nas mãos. Faça bolinhas, coloque-as em um tabuleiro (não precisa untar). Asse em forno pré aquecido 250°C, aproximadamente 20 a 30 minutos, sem deixar escurecer.
O rendimento vai de acordo com o tamanho e formato.
_______________________________________________________________________
E então, gostou das receitas? Se tiver mais alguma comenta aí pra gente!