Topo
 

Alimentação para hipertensos 

Alimentação para hipertensos 

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo. (Ministério da Saúde).

Dessa forma, a alimentação para hipertensos deve ser balanceada e regrada a fim de evitar que a doença piore. Além da medicação, a alimentação é de extrema importância para o controle da doença. Pensando nisso, trouxemos dicas de alimentos que auxiliam no controle  da doença, e devem ser inseridos na alimentação dos hipertensos. 

Aveia

Você já deve saber que a aveia é um excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, pois bem, o alimento auxilia o processo de emagrecimento e auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo assim uma importante aliada dos hipertensos. A aveia ainda contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, dessa forma diminuindo o inchaço do corpo. 

 

Ervas e outros temperos 

O sal está terminantemente proibido da sua dieta hipertensa, logo, para garantir o sabor da comida, é preciso abusar das ervas e temperos. Alternativas como: alho, cebola, salsa, coentro, cheiro-verde, louro, manjericão, hortelã, pimenta, limão, alecrim, noz-moscada, páprica, açafrão, gengibre, etc, são perfeitas para inserir na alimentação. 

 leite e a banana

Se o sódio é o inimigo dos hipertensos, o cálcio, o magnésio e o potássio são os grandes aliados. Esses minerais, presentes em diversos alimentos como o leite e a banana, protegem o organismo, inibindo a ação do sódio e reduzindo a pressão arterial. Então pode começar a inserir esses alimentos na sua alimentação diária. 

 

Cereais integrais

Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que, segundo a nutricionista Cátia Medeiros, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, por tabela, o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos.


E então, tem mais algum alimento que deveria entrar nessa lista? Você segue uma dieta para hipertensos? Conta pra gente nos comentários. 

 

 

 

 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Siga nossas Redes Sociais

E acompanhe todas as novidades!