
Como adicionar o óleo de coco ao dia-a-dia e quais suas vantagens
O óleo de coco se tornou popular nos últimos tempos. E não é para menos. As vantagens e possibilidades do produto são enormes. Pode ser usado das mais variadas formas e traz inúmeras vantagens.
Benefícios do óleo de coco
É extraído diretamente da polpa do fruto. 90% dos ácidos graxos dele são resultados da prensagem da polpa do fruto. A indústria de cosméticos produz diversos materiais, como sabonetes e hidratantes para a pele, com o óleo de coco.
Alguns especialistas dizem que o material pode causar danos à saúde, mas não há qualquer comprovação científica disto. Na verdade, já existem evidências científicas que mostram a eficácia do óleo de coco na saúde de humanos e animais. O bom colesterol também agradece; o óleo de coco auxilia no funcionamento do intestino. Algumas das outras vantagens são:
- Proteção do organismo contra agentes causadores de doenças;
- Hidratação de pele, cabelos e diminuição de rugas;
- Ganho na queima de gordura no tecido gordo do corpo humano;
- Auxílio na perca de peso, uma vez que aumenta a saciedade e reduz a ingestão de alimentos.
Saúde em equilíbrio cientificamente comprovada
Um estudo chamado Role of Diet and Nutritional Supplements in Parkinson’s Disease Progression, realizado com mais de mil pessoas, associou o óleo de coco aos produtos que reduzem os danos do mal de Parkinson.
Aqui no Brasil, o Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro também mostrou a eficácia do produto. O estudo Regulação da composição corporal, lipemia, glicemia e metabolismo energético pelos lipídios da dieta, em homens obesos, de autoria da nutricionista Bárbara Régis, mostram as vantagens no combate à obesidade de grau leve em homens de 20 à 59 anos.
Perca de peso
O óleo de coco pode ser utilizado como substituto do óleo de soja. Principalmente se a intenção for reduzir a gordura abdominal. O alimento pode aparecer no preparo de peixes, carnes e aves. Também pode ser adicionado ao café da manhã, ovos e até mesmo sucos. As possibilidades com ele são enormes.
Ainda assim, é bom deixar claro: somente o óleo de coco não resolve. Para perder peso com qualidade é preciso uma dieta equilibrada e atividade física regular. O ideal é que a ingestão de óleo de coco seja limitada à duas colheres de sopa por dia. Nada de exagerar, ok?
Cozinha
Diferente de outras fontes de gordura, o óleo de coco não perde suas qualidades nutricionais se aquecido à altas temperaturas. As gorduras trans, do processo de hidrogenação, não existem nele. O que o torna diferente de outras gorduras vegetais.
A culinária asiática usa bastante das qualidades dele na cozinha. A Birmânia possui pratos bastante influenciados por países como Tailândia e Índia. Em alguns pratos, o óleo de coco é usado para fritar ou cozinhar grãos.
E não é tão difícil adaptar os nossos pratos do dia-a-dia com ele. Arroz, ovos, bolos e tortas, por exemplo, podem ser feitos com ele. Basta substituir a gordura comum por ele. Porém, lembrando: duas colheres por dia, em todos os alimentos que levam gordura no preparo.
Hidratação capilar
Este é um dos usos mais famosos do óleo de coco. As máscaras de hidratação capilar à base de óleo de coco ganharam destaque. Claro, ele não deve ser aplicado diretamente no cabelo. Porém, com alguns ingredientes – também naturais – pode-se obter resultados maravilhosos. O ideal, para estes casos, é o óleo de coco extra virgem, pois possui mais nutrientes em sua composição.
Hidratação com babosa e mel
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco;
- 5 colheres (sopa) de gel de babosa;
- 2 colheres (sopa) de mel
Hidratação com banana, abacate e maionese
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco;
- 1 banana;
- ½ abacate;
- 1 colher (sopa) maionese
Hidratação com azeite
- 4 colheres (sopa) de óleo de coco
- 4 colheres (sopa) de azeite
Estas são opções simples e caseiras. O ideal é que o cabelo seja lavado e seco com uma toalha antes de aplicar as máscaras. Depois, basta deixar de 20 a 25 minutos. Após este tempo, retire e lave com shampoo, para retirar os excessos.
Hidratação da pele
Por ser um antifúngico e bactericida natural, o óleo de coco é bastante aproveitado para hidratar a pele. Teste-o: use um pouco com algodão no rosto, na região das pálpebras, e deixe-o fazendo seu papel durante a noite. Sua composição ajuda a disfarçar manchas no corpo e estrias.
Agora que você sabe quais os benefícios do óleo de coco, fica muito mais fácil adicioná-lo ao dia-a-dia. Confira nossas dicas sobre reeducação alimentar e saiba como mudar sua dieta o quanto antes.
Fabio
9 de agosto de 2018 at 19:42Muito bom seja bem-vinda Vitta Croc! Somente para complementar, vale ressaltar que os benefícios do óleo de coco são hoje comprovados por uma série de artigos científicos: https://www.oleodecoco.org/beneficios.html