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Os benefícios da proteína de soja na alimentação.

Os benefícios da proteína de soja na alimentação.

A proteína de soja, além de ser uma opção saudável, pode ser utilizada em receitas diversas como uma substituta da carne animal.

A alimentação mudou com o tempo, e os desejos da população mudaram juntos. Cada vez mais a busca por uma alimentação saudável e balanceada está fazendo parte da rotina das pessoas.

A inserção de derivados animais nas três principais refeições diárias, além de causar um desequilíbrio no meio ambiente, muitas vezes não é a opção mais saudável.

A proteína de soja surgiu como uma alternativa a essas proteínas animais. Com um alto índice de proteínas, vitaminas e sais minerais (cálcio, zinco e ferro), gorduras poliinsaturadas, a proteína de soja é uma aliada a alimentação saudável.

Além da composição nutricional, ela pode ser usada na composição de receitas que normalmente são feitas com proteína animal. Com a proteína a sua dieta poderá ficar muito mais diversificada e gostosa.

Uma pesquisa realizada com ratos de laboratório pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que foi divulgada no ano 2007 no site Science Daily, chegou à conclusão que a ingestão de soja afeta o hormônio regulador do apetite leptina. Assim como os seus receptores. Isso causa uma aceleração no metabolismo, o que transforma a queima de lipídios (gordura) e redução do peso em importantes benefícios da carne de soja.

Outra vantagem da soja é em relação ao aumento dos músculos. Ela eleva as taxas de óxido nítrico, o que aumenta o fluxo de sangue nos músculos e faz com que os níveis dos hormônios responsáveis pelo seu crescimento também sejam maiores.

A soja utilizada como uma alternativa a proteína animal já foi associada ao alívio de sintomas da menopausa em mulheres. O que a torna um alimento versátil e importante para a alimentação.

Para te ajudar a inserir esse alimento na sua alimentação, nós separamos receitas fáceis e deliciosas para você testar ai na sua casa.

 

Receita de escondidinho de proteína de soja texturizada

Fonte: www.mundoboaforma.com.br

Ingredientes:

Purê

  •         500g de mandioquinha descascada e cozida;
  •         1/2 lata de creme de leite light;
  •         sal a gosto.

Recheio

  •         1/2 xícara de chá de proteína texturizada de soja VittaCroc;
  •         1 cenoura ralada;
  •         2 colheres de sopa de azeite;
  •         temperos verdes a gosto;
  •         100g mussarela de búfala;
  •         pimenta branca a gosto;
  •         sal a gosto.

Modo de preparo:

Comece pelo purê. Cozinhe a mandioquinha descascada em uma panela com água. Quando estiver bem macia, escorra, esprema com um garfo ou espremedor e incorpore o creme de leite para dar cremosidade. Tempere com sal e reserve.

Prepare o recheio: refogue a cenoura e a proteína texturizada de soja VittaCroc com os temperos numa panela com um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta. Deixe secar e desligue.

Montagem: Coloque todo o recheio no fundo de uma assadeira e coloque a mussarela de búfala por cima. Finalize com o purê cobrindo toda a superfície do refratário. Polvilhe queijo parmesão ou mussarela ralada por cima. Leve ao forno para gratinar. Sirva!

 

PROTEÍNA DE SOJA REFOGADA

Fonte: www.veggietal.com.br

Ingredientes

  •         1 e 1/2 xícaras de proteína texturizada de soja VittaCroc
  •         1 cebola média
  •         1 dente de alho
  •         suco de 1/2 limão
  •         2 colheres (sopa) de shoyu
  •         2 colheres (sopa) de cebolinha picada
  •         4 azeitonas verdes picadas
  •         sal a gosto

Preparo

Hidrate a proteína texturizada de soja C VittaCroc, cobrindo-a com água quente e deixando de molho por cerca de 15 minutos. Escorra a água e esprema bem o excesso com as mãos.

 

Pique a cebola e o alho e refogue com um pouco de azeite; quando dourar, acrescente o molho shoyu e o sal, misture e acrescente a proteína de soja. Deixe refogar por alguns minutos, misturando bem, e acrescente por último a cebolinha, as azeitonas e o suco de limão.

Serve 2 pessoas, como “mistura” ou acompanhamento.

 

Assado de Batatas com Proteína de Soja

Fonte: www.relvaverde.com.br

Ingredientes

  •         5 batatas médias.
  •         100g de proteína texturizada de soja VittaCroc
  •         4 ovos.
  •         50g de queijo de sua preferência (provolone, mussarela ou queijo branco).
  •         1 dente de alho.
  •         1/2 cebola.
  •         Sal a gosto.
  •         Páprica, a gosto.
  •         Azeite.

Preparo

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Cozinhe-as em água com sal e páprica a gosto, mas deixe em um ponto “al dente” para que ela termine de cozinhar no forno. Coloque em uma refratária que possa ir ao forno e reserve.

Hidrate a proteína de soja na água quente até que fique macia. Refogue a proteína de soja em uma frigideira com um fio de azeite, o alho moído e a cebola bem picadinha. Espalhe bem a proteína na refratária com as batatas.

Em uma vasilha bata 4 ovos inteiros com uma pitada de sal. Se quiser também pode colocar um pouco de salsinha bem picadinha junto com os ovos. Espalhe os ovos por cima das batatas e da proteína e por cima coloque o queijo ralado ou em fatias finas (queijo branco).

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, dependendo da potência do forno, até que fique bem dourado.

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 Gostou das dicas? Se fizer algumas das receitas mostra pra gente! Conheça a nossa linha de alimentos saudáveis e vem ser VittaCroc!

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