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Dicas de alimentação para quem pratica Muay Thai

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Dicas de alimentação para quem pratica Muay Thai

Você já deve estar cansado de saber que os cuidados alimentares se redobram quando o exercício físico é praticado. E com base nisso apresentaremos algumas dicas de dieta direcionada aos adeptos do Muay Thai.

Uma arte marcial que exige uma dieta antes, durante e pós-treinos. Vem conferir!

As artes marciais ou lutas são tanto benéficas para o corpo, como também para a mente, pois também estimulam a concentração e aumentam a confiança e autoestima, uma vez que podem ser utilizadas para defesa pessoal em qualquer situação de perigo.

No entanto, antes de começar a praticá-las são necessários alguns cuidados, porque assim como qualquer atividade física o Muay Thai, é uma arte marcial de alto impacto que traz muitos benefícios para o corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando também o condicionamento físico. Mas, para ter um resultado saudável, é preciso ficar atento na escolhas dos alimentos que fazem parte da dieta para quem o pratica. Pois, ao invés de obter um resultado esperado, o efeito gerado no corpo do praticante poderá ser o inverso

Então, que tal equilibrar a alimentação certa para as práticas de Muay Thai?:

4 dicas de dieta direcionadas aos praticantes de Muay Thai

Para cada período (antes, durante e depois dos treinos) existe um alimento adequado. E neste texto iremos apresentar quatro deles:

Dica #1 Está de barriga vazia? Não treine

Ao menos que você queira passar mal, logo no primeiro alongamento.

Treinar em jejum não é recomendado pelos médicos e nutrólogos, já que o corpo precisará de energia para realizar as atividades, ou seja, seu organismo precisa ter um nível de glicose sanguínea elevada, para ter um treino com desempenho elevado.

Com isso, a energia será fornecida para os músculos e conseguinte equilibrará a massa corpórea  da maneira esperada.

Então, ficar sem comer antes de praticar alguma atividade física não é o correto!

Dica #2 E agora, o que vou comer antes do treino do Muay Thai?

  • De três a quatro horas antes do treino: Opte por alimentos ricos em carboidratos, como leite integral ou leite de soja, iogurte natural ou light, pão, amendoim, batata, grão de bico, gergilim integral, macarrão;
  • Duas horas antes do treino: Ovos e queijos light, peito de peru, verduras e legumes, gelatina diet. De 30 à 60 minutos antes do treino: Banana, uvas, suco de laranja, massas, arroz integral , pão de centeio, proteína texturizada de soja.

Dica #3 Alimentação durante o treino

Normalmente um treino de Muay Thai dura aproximadamente uma hora. Se esse for o seu caso, beber água já é suficiente.

Mesmo sendo algo simples, muito se esquecem de se hidratar, aumentando a elevação da temperatura corporal, causando fadiga e redução no desempenho.

Além disso, você sabia que é necessário beber água da maneira correta?

A água deve ser bebida em intervalos espaçados, não ultrapassando 250 ml de água a cada 15 minutos de treino.

 Se liga na próxima dica que está relacionada com o pós-treino

Dica #4 Alimentação após o treino do Muay Thai

Quando falamos a respeito de nutrição esportiva, muitos têm duvida sobre o que poderá comer pós treino. E com base nisso, gastou suas reservas de açúcar. É necessário que sua energia seja recuperada. E isso só acontecerá a partir da ingestão de alimentos.

 E é aí que as dúvidas costumam aparecer, o que devo comer para recuperar a energia perdida? 

O nutricionista Marcos Jafet diz que para contribuir na recuperação e crescimento muscular, você precisa de um combustível de boa qualidade para ajudá-lo nesse processo:

“Carboidratos e proteínas na proporção ideal para reconstruir os músculos e recuperar o organismo”.

Veja a lista dos alimentos que poderão ser consumidos de acordo com cada período:

  • Nos 30 minutos posteriores: escolha alimentos com carboidratos simples e de alto índice glicêmico (velocidade que a digestão dos carboidratos chega na corrente sanguínea), como batata, biscoitos, pão branco e bebidas esportivas;
  • De uma a duas horas após o treino: é o momento que os músculos têm a maior eficiência. Consuma alimentos ricos em carboidratos, como mel, frutas (manga, abacaxi, melão e laranja) e vegetais (beterraba, batata doce e tomate);
  • Após duas horas do treino: coma alimentos de baixo a moderado índice glicêmico. Maçã, iogurte, lentilhas e inhame, por exemplo;

Seguindo as 4 dicas expostas, será possível equilibrar uma alimentação adequada para os treinos de Muay Thai. E como você deve ter percebido, o alimento correto terá um grande papel nesta missão. Para te ajudar nisso separamos 6 receitas deliciosas a base de granola para fazer em casa, que irão equilibrar  e ajudar no ganho saudável de massa muscular. E separamos também  um post sobre Alimentos orgânicos, onde você descobrirá o que são e quais os benefícios para a sua saúde.

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