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Grão-de-bico: conheça as qualidades e as melhores maneiras de utiliza-lo

Grão-de-bico: conheça as qualidades e as melhores maneiras de utiliza-lo

Todo mundo quer ter uma alimentação saudável, mas as vezes não sabe como preparar determinado alimento sem perder os nutrientes. Ou não sabe quais nutrientes esse alimento possui. O Grão-de-Bico VittaCroc é fonte de triptofano, aminoácido que estimula produção serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar. O efeito desse alimento no cérebro é o mesmo que o chocolate causa. Com a vantagem de ser bem menos calórico e não conter gorduras.

Maneiras de cozinhar grão de bico

A primeira coisa que deve ser feita é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixá-los de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a uma boa textura.

Na panela de pressão: coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água, cobrindo-os até cerca de quatro dedos. Adicione sal à gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento que a panela pegar pressão.

Na panela comum: depois de deixar os grãos de molho por 12 horas, escorra-os e coloque-os em uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora, até os grãos ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.

No micro-ondas: o processo inicial é o mesmo. Passadas as 12 horas, escorra água e leve ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.

Para retirar a casca do grão-de-bico basta aperta-los com a ponta dos dedos até sair toda a pele.

Propriedades nutricionais do grão-de-bico

Uma das melhores fontes de proteína vegetal, sendo ótima alternativa para vegetarianos e veganos. A leguminosa é rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo , potássio e cobre. O magnésio é um dos nutrientes mais presentes no alimento, o que o torna  importante para o sistema imunológico  e para saúde cardiovascular.

Vantagens para as mulheres

O grão de bico é especialmente benéfico para as mulheres, uma vez que é fonte de fitoestrógenos, que ajudam na reposição hormonal durante a menopausa. Já a vitamina B9 colabora para a fertilidade feminina.

Receita de homus

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de bico
  • 1 xícara (chá) de tahine
  • Suco de 1 limão espremido
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • Sal marinho
  • ¼ de xícara (chá) de azeite de oliva
  • Água de cozimento do grão

Modo de preparo

Cozinhe  os grãos da maneira que preferir. Depois peneire os grãos e reserve a água. Triture bem o grão de bico no processador. Adicione o tahine, o suco de limão, o cominho e o azeite. Bata até chegar na textura que preferir. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco de água de cozimento dos grãos. Depois de seguir estas instruções aproveite e deguste do seu grão de bico.

Mudar os hábitos alimentares é um dos primeiros passos para quem busca uma melhoria de qualidade de vida. Seja para praticantes de exercícios físicos ou por recomendação médica. Não deixe de se inteirar sobre a adição do grão-de-bico na alimentação.

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