Topo
 

Dietas de internet: o perigo das fórmulas mágicas

dietas de internet

Dietas de internet: o perigo das fórmulas mágicas

Às vezes, fazemos coisas sem pensar. Movidos pelo desespero, ou uma vontade grande de mudança, não cogitamos as possibilidades. Os cuidados com nosso corpo passam por isto. Ter uma vida saudável e o “corpo perfeito” pode se tornar a meta de vida de alguém acima do peso. E as dietas de internet agem justamente nessa dor. É aí que mora o perigo.

Neste artigo, trazemos alguns dos perigos que as dietas de internet podem causar.

Dietas de internet

Antes de mais nada, precisamos esclarecer algo: quais tipos de dietas de internet são perigosas?

Quanto maior for a promessa, maior deve ser a desconfiança. As dietas de internet mais perigosas, geralmente, são as mais malucas.

Uma restrição de alimentos por determinado período de tempo, ou uma baixa ingestão de nutrientes, geralmente, fazem parte delas.

É o caso da “dieta da lua”. A cada mudança de fase do satélite da Terra, passar um determinado período sem ingerir alimentos. Somente líquidos. A justificativa: que a lua interfere nos líquidos do corpo humano.

Dietas assim não possuem qualquer embasamento científico. E podem custar caro à saúde.

Problemas de saúde

O uso indiscriminado das dietas de internet, sem consultoria de um nutricionista, pode ser piores do que não fazer nenhuma dieta.

Isto porque, estas dietas não levam em consideração o estado alimentar de cada um. São fórmulas, metodologias enlatadas.

As dietas de internet não respeitam a quantidade de vezes que alguém se alimenta ao dia. Ou a hora em que acorda e dorme.

E agir assim, suprindo grupos alimentares discriminadamente, traz enormes prejuízos ao bem-estar.

Compulsão alimentar

Já ouviu falar sobre pessoas que passam pelo “efeito sanfona”?

A adoção de um regime alimentar sem acompanhamento pode causar a compulsão alimentar.

O momento depois do fim da dieta pode dar uma falsa impressão de completude. De achar que “tudo bem” voltar a comer como antes. E, com isso, todo o peso perdido retorna.

Além dos problemas alimentares, surgem os psicológicos. A autoestima é duramente atingida. A sensação de que é impossível atingir o peso ideal, ou o “corpo perfeito”, aumenta.

Alimentos milagrosos

Uma das práticas mais comuns com relação a dietas de internet são os “alimentos milagrosos”.

À cada época, algum assume esse posto. Linhaça e chia já assumiram este papel. E, sim, são alimentos extremamente benéficos. Mas não podem ser consumidos indiscriminadamente.

Alimentos ricos em fibras são bastante complicados. Porque, a mesma característica que traz benefícios, pode trazer prejuízos: a retenção de líquido.

As dietas de internet não levam em conta essas peculiaridades.

Como perder peso com saúde?

O caminho para ter uma vida saudável não é fácil. E passa longe das fórmulas mágicas encontradas no Google.

Na verdade, exige tempo, dedicação e paciência.

Atividade física

O primeiro passo para sair de vez do sedentarismo. As atividades físicas exigem uma alimentação regrada e cuidados com o corpo. Atividades físicas aumentam a produção de endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Exercícios de alto impacto e gasto calórico, como o muay thai e o futebol, são recomendadas para quem quer perder uns quilinhos.

Já a corrida, por exemplo, trabalha a resistência do corpo e fortalecimento dos ossos. Além disto, é um ótimo estimulante para o sistema cardiovascular.

Alimentação saudável

Uma dieta equilibrada e feita sob medida. Sem fórmulas milagrosas.

Pode custar caro, para a maioria das pessoas, ter um nutricionista. Alguém que cuide de sua alimentação, que te cobre exames regulares e tudo mais.

Porém, é da saúde que estamos falando. E isto não tem preço.

O acompanhamento com nutricionistas e endocrinologistas trará a medida ideal dos alimentos necessários para o dia-a-dia.

Paciência

As coisas não acontecem de uma hora para a outra. Principalmente com o nosso corpo. E, quando algo chega perto disto, não é bom.

Mantenha-se firme em seus exercícios físicos. Não abandone a dieta. E tenha paciência.


Os cuidados com o corpo precisam ser constantes. Sem dietas de internet milagrosas apenas no final do ano. O “projeto verão” tem que acontecer o ano inteiro. A menos que não queria uma boa qualidade de vida.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Siga nossas Redes Sociais

E acompanhe todas as novidades!