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Dicas de como não perder o foco na dieta?

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Dicas de como não perder o foco na dieta?

Para muitas pessoas, o problema não é começar uma nova alimentação. É não conseguir manter o foco na dieta. Porém, não perder a linha é mais simples do que parece.

As rotinas estão cada vez mais corridas. Passamos mais tempo fora do que dentro de casa.

Quem trabalha, estuda e tem que enfrentar ônibus lotado todos os dias sabe bem disso. Não há tempo nem mesmo para dormir bem.

Imagine, então, para ter foco na dieta.

Porém, talvez seja tudo uma questão de organização pessoal. E, aí, fica mais simples pensar em soluções práticas.

Antes de pensar em sabotar a alimentação, pense em se organizar. Iremos ensinar, em 10 passos, como fazer isto. Nos acompanha?

  1. Não fique sem café-da-manhã
  2. Cuidado ao comer fora
  3. Faça lanches entre as refeições
  4. Leia os rótulos dos produtos
  5. Maneire no café
  6. Bote sua alimentação na ponta da caneta
  7. Cuidados com a marmita ou o prato
  8. Olhos abertos com os snacks
  9. Passe longe do açúcar
  10. Se hidrate bastante

1. Não fique sem café-da-manhã

O café-da-manhã é a refeição mais importante do dia. É ele quem dará energia para se manter durante toda a manhã.

E, independentemente de qual seja o tipo de dieta, ele é imprescindível.

Se planeje para sempre tomar café. Caso não possa fazer isto em casa, dê um jeito de leva-lo com você. Seja para o trabalho ou para a faculdade.

2. Cuidado ao comer fora

Nem sempre podemos voltar para a casa e almoçar. E, as vezes, acabamos comendo no primeiro restaurante que vemos pela frente.

Os restaurantes “coma à vontade” são os preferidos pelo custo-benefício. O problema é que a tentação nos faz perder as estribeiras.

Para não perder o foco na dieta, as melhores opções são os restaurantes à quilo. Com eles, a dosagem do prato é maior.

Evite porções e refeições gordurosas. E, se puder, não tenha pressa. Escolha com sabedoria cada elemento do prato. Seu bem-estar agradece.

3. Faça lanches entre as refeições

Não deixe de comer entre as refeições. São elas quem farão com que seu organismo funcione corretamente.

Caso haja uma geladeira no trabalho, ou a própria empresa ofereça estas refeições, opte pelas porções com menor quantidade de gorduras e açúcares.

Se precisar montar os lanches em sua casa, seja equilibrado. Mescle carboidratos, proteínas e boas gorduras.

4. Leia os rótulos dos produtos

Você realmente sabe o que está comendo?

Sei que, quase nunca, lemos o rótulo dos alimentos. Porém, esta não é uma boa prática. Principalmente quando se quer manter o foco na dieta.

Nem todo mundo, também, entende os rótulos. Porém, é simples chegar à conclusão de consumi-los ou não: quanto mais ingredientes, mais industrializado é.

Alimentos com muito sódio e açúcar são vilões da dieta. Evite grandes quantidades destes nutrientes.

5. Maneire no café

Há pessoas e profissionais que, simplesmente, não sobrevivem sem café.

Porém, o café pode atrapalhar o foco na dieta. O recomendado é reduzir para duas xícaras, por dia, de café. E longe das grandes refeições.

O consumo exagerado de café atrapalha a absorção de ferro. O que não ajuda em nada. Passe, também, a diminuir o açúcar no café. Use quantidades pequenas, adoçante ou beba sem.

6. Bote sua alimentação na ponta da caneta

Manter o controle da sua alimentação é essencial para manter o foco na dieta.

Caso a empresa conte com local para deixar sua marmita, faça isto. Fica muito mais simples saber o quanto se está comendo. E não fique sem se alimentar no almoço.

Além disto, regularize os horários das refeições.

7. Cuidados com a marmita ou com o prato

Existe uma proporção ideal para os pratos. E que deve ser seguida nas marmitas e nos pratos de restaurante.

  • 50% de verduras e legumes;
  • 25% de proteína magra assada, grelhada ou cozida (filés, frango, peixes, frutos do mar ou ovos);
  • 25% de carboidratos (arroz, cuscuz, batatas, aipim).

Evite pôr no prato dois grandes acompanhamentos ricos em carboidratos. Ou, se for manter o clássico arroz com feijão, ponha-os em quantidades reduzidas.

Quanto mais colorido estiver o prato, maior será a variedade de nutrientes.

8. Olhos abertos com os snacks

As fibras são essenciais na sensação de saciedade e recomposição muscular. E os snacks são uma ótima opção para os lanches entre refeições.

Porém, fibras demais causam inchaço e grande retenção de líquidos. Opte por pequenas quantidades de snacks durante o dia.

9. Passe longe do açúcar

Bebidas muito açucaradas aumentam a quantidade de glicose no sangue. O que obriga o pâncreas a trabalhar mais. À longo prazo, isso pode se tornar em diabetes.

Manter o foco na dieta é, também, fazer substituições. Passe a utilizar mais adoçantes. Principalmente os à base de sucralose.

10. Se hidrate bastante

Água é essencial para a vida e para o bom funcionamento do corpo.

Nunca deixe a sua garrafinha, ou copo, vazios. Sempre que terminar, abasteça novamente. Mesmo que não vá bebê-la de imediato.

Mas não vá acreditando que todo mundo tem de beber a mesma quantidade de água por dia. Há uma proporção de 40ml/kg para cada pessoa. Logo, se você pesa 80kgs, deve beber 3,2L por dia.


Manter o foco na dieta é essencial para uma vida saudável. Não adianta começar e parar. É preciso dedicação e comprometimento. A saúde agradece.

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