Topo
 

Conheça os benefícios do arroz integral para a saúde

Conheça os benefícios do arroz integral para a saúde

Os benefícios do arroz integral são bastante debatidos. Mas, infelizmente, nem todo mundo os conhece. O cereal asiático, que possui diversas versões e formas de cozimento, é bastante popular ao redor do mundo. Principalmente aqui no Brasil, onde faz dupla com o feijão na mesa de milhões de brasileiros.

Para quem busca uma alimentação mais saudável, estas dicas são essenciais. Aqui, apresentaremos os principais benefícios do arroz para a saúde.

Arroz integral x arroz branco

Antes de mais nada, é preciso entender que o arroz integral é envolvido em cascas. Quanto mais polido, mais branco ele se torna. Com relação aos carboidratos, não há qualquer diferença entre o arroz integral e o arroz branco. Porém, grande parte das proteínas e minerais está, justamente, na casca. O arroz integral, por manter seu aspecto mais original, consegue possuir uma quantidade maior deles.

Benefícios do arroz integral

Separamos, aqui, alguns dos principais benefícios do arroz integral à saúde. São ótimas notícias para quem busca uma vida saudável.

Faz bem ao coração

As grandes quantidades de magnésio no arroz integral auxiliam no ritmo cardíaco. Além disto, inibe a agregação de plaqueta nos vasos sanguíneos e relaxa a musculatura cardiovascular. A pectina, também, é outra aliada poderosa nesta luta. Sua atuação é em outro vilão do sistema cardiovascular: o colesterol. Ela faz com que a vesícula biliar produza mais sais, necessitando de mais colesterol ruim (ou LDL), no processo.

Combate a asma

Um estudo da Dutch National Institute of Public Health and the Environment, da Universidade de Utrecht, envolveu mais de 500 crianças entre 8 e 13 anos. Os pais responderam perguntas sobre a frequência de alguns alimentos à dieta. Peixes, frutas e alimentos integrais. O estudo concluiu que, entre aquelas que ingeriam grãos integrais, a chance de terem asma era 54% menor.

Mas o porquê deste resultado?

Grãos integrais, como o arroz integral, possuem agentes anti-inflamatórios. A Vitamina E, e o magnésio, também auxiliam neste processo.

Desenvolvimento muscular

Quem faz atividades físicas precisa ficar de olho nos benefícios do arroz integral. Alimentos do tipo integral liberam a glicose de maneira mais lenta. O que garante mais energia durante mais tempo. Quando esta glicose é metabolizada, o corpo ganha mais energia.

Diabetes

A revista americana Diabetes Care divulgou um estudo interessante sobre a doença e gos benefícios do arroz integral. A pesquisa, realizada com quase 3 mil pessoas, revelou que, aqueles que consumiam grãos integrais, possuíam redução na resistência à insulina e síndrome metabólica. Estes são dois fatores que podem causar o tipo 2 da diabetes.

Outro estudo, desta vez nas Filipinas, mostrou mais benefícios do arroz integral. O grão, segundo a pesquisa publicada no International Journal of Food and Nutrition, mostrou reduções significativas de glicose no sangue. Tanto em pessoas saudáveis quanto em diabéticos.

Bom para o intestino

As fibras presentes no arroz integral são benéficas para o intestino. Tanto as solúveis quanto as insolúveis. Juntas, elas previnem constipações e a ação de células cancerígenas no colo-retal. Mais um dos benefícios do arroz integral.

Faz bem ao cérebro

Os benefícios do arroz integral se estendem para diversas partes do corpo. O magnésio age na sintetização da serotonina, hormônio responsável pelo bom funcionamento dos neurotransmissores. Além disto, o arroz integral possui vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso, como vitamina E, B3 e B1.

Arroz integral emagrece

Esse ponto pode interessar muita gente. Assim como a maioria dos alimentos ricos em fibra, o arroz integral ajuda a emagrecer. A ingestão dele aumenta a sensação de saciedade e faz com que se coma menos.

Arma contra o câncer

Como já comentamos, o arroz integral possui nutrientes antioxidantes. Estes ajudam a combater o estresse oxidativo, que pode causar mutações no DNA. E que, por sua vez, podem levar ao surgimento de células cancerígenas.

A alta quantidade de fibras, presentes também no arroz integral, previnem as mulheres do câncer de mama. Um estudo realizado com 35 mil mulheres provou isto. As mulheres que ingeriram, pelo menos, 13g do cereal por dia tiveram uma redução de 41% no risco de desenvolverem câncer de mama.

Vantagem para os ossos

Já falamos, aqui, sobre as quantidades interessantes de magnésio do arroz integral. O metal age em conjunto com o cálcio no organismo. O que é uma boa notícia para quem possui problemas ósseos.


Os benefícios do arroz integral são enormes. Além de um alimento saudável, é delicioso e fácil de preparar. As possibilidades de melhoras na saúde e bem-estar são atrativas. Mesmo sendo conhecido como parte da dieta de quem pratica exercícios, é recomendado para todo mundo.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Siga nossas Redes Sociais

E acompanhe todas as novidades!