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Vantagens de consumir aveia todos os dias

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Vantagens de consumir aveia todos os dias

A aveia (Avena Sativa) é uma planta nativa do mediterrâneo que possui grãos altamente nutritivos que a torna um cereal muito cultivado para alimentação humana e animal.

Há mais de 2 mil anos que o cultivo da aveia foi aprendido e desde então é utilizada como  alimento e medicamento podendo hoje ser encontrada em forma de farinha, flocos e farelo.

 

Benefícios da aveia

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Controla nível de açúcar no sangue:

Principalmente para os diabéticos é uma ótima oportunidade. A aveia tem baixo índice glicêmico, isso significa que ela libera a glicose lentamente no organismo controlando e mantendo a estabilidade da glicemia.

 

Previne prisão de ventre:

A aveia reduz os ácidos biliares, facilitando o trânsito do intestino e evitando a prisão de ventre. A aveia também melhora a digestão por ser rica em carboidratos de lenta absorção, prolongando a sensação de saciedade.

 

Fonte de energia:

A aveia possui 8 aminoácidos essenciais no total, são proteínas de alto valor tornando o alimento nutritivo. A aveia está na base da pirâmide alimentar por compor a lista de alimentos ricos em carboidratos, podendo ser consumida em diferentes momentos do dia e fornecendo a energia necessária para atividades mais desgastantes.

 

Aliada da beleza e estética:

Os cereais possuem quantidade significativa de vitamina B. A aveia previne e retarda o envelhecimento precoce das células da pele,favorece o crescimento dos cabelos e evita calvície, e mantém unhas fortes. A aveia é aliada estética não só em seu consumo alimentar, mas também utilizada em máscaras e receitas caseiras para aplicar na pele e cabelos.

 

O que é possível fazer com aveia?

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Por ser uma fonte de energia e saciedade muito rica é interessante que a aveia seja consumida logo, no café da manhã.

– Vitamina

Essa é a receita mais clássica com aveia, e ela é o ingrediente que faz toda diferença na vitamina de frutas.

– Panquecas

A aveia pode substituir alguns ingredientes em receitas como a farinha comum. A panqueca com aveia é uma receita saborosa e melhor aproveitada na dieta.

– Pães e biscoitos

Muitas receitas integrais são feitas a base da aveia ou o ingrediente é adicionado. No caso dos pães e biscoitos a receita final fica bem semelhante a original podendo ter menor valor calórico.

– Aveia com leite

Outro clássico, o mingau de aveia é muito simples de ser preparado, é só adicionar leite e açúcar a gosto podendo cozinhar, bater no liquidificador ou apenas misturar manualmente.

A aveia pode ser adicionada a porção ou salada de frutas, a um suco natural, ou no lugar da farinha de rosca para empanar outros alimentos.

 

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